Blog de Cinema

Sobre Blog de Cinema

Olá! Sou jornalista, com experiência em televisão, jornal, revista, assessoria de comunicação e internet. Também sou formand...



Vencedores Oscar 2012



Branco e preto, mudo e francês, “O Artista”, é o grande vencedor do Oscar 2012

Foi domingo, dia 26 de fevereiro, a festa de premiação da 84ª edição do Oscar. Sem surpresas, os dois filmes mais badalados da noite foram “O Artista”, que teve 10 indicações e ficou com cinco estatuetas e “A Invenção de Hugo Cabret”, que foi indicado para 11 categorias e também ficou com cinco.

Porém, “O Artista” quebrou barreiras, por ser um filme francês e levar as três categorias mais importantes: Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator. Também foi premiado exibindo a Melhor Trilha Sonora e o Melhor Figurino. ´

Além disso, o filme é em branco e preto e mudo, características desvalorizadas em Hollywood do ano de 1927 em diante.

Já “A Invenção de Hugo Cabret”, de Martin Scorsese venceu as indicações nas categorias de Melhor Som, Edição de Som, Efeitos Visuais, Direção de Arte e Fotografia.

Quem já assistiu ao filme “A Dama de Ferro” deve ter notado a grande semelhança de Meryl Streep com o seu personagem Margaret Tatcher. Essa proeza levou o Oscar de Melhor Maquiagem.

A talentosa profissional ficou com a premiação de Melhor Atriz. Meryl Streep, 62 anos, tem agora sobre sua prateleira três estatuetas. Ela é recordista na sua categoria, colecionando 17 indicações ao Oscar.

A produção “Meia-Noite em Paris” foi consagrada como o Melhor Roteiro Original, muito bem merecida, porém mais uma vez Woody Allen menospreza a festa. Na ocasião, não houve representante para receber o prêmio.

Além de “O Artista” quebrar o paradigma da festa, o filme iraniano “A Separação” causou um rompimento mais profundo. Venceu a disputa de Melhor Filme Estrangeiro, ultrapassando o polonês “In Darkness”, que aborda o holocausto judeu na II Guerra Mundial. Esse tema é um dos preferidos da academia. Quem sabe ela está percebendo o quanto o assunto está esgotado.

O Irã, que continuamente tem passado por períodos de tensão com o Ocidente, perdeu um Oscar em 1998, quando “Filhos do Paraíso” foi derrotado para o italiano “A Vida é Bela”, de Roberto Benigni, que tratava do holocausto.

E mais uma vez o Brasil volta para casa de mãos vazias. Mesmo com apenas um adversário no item Canção Original, a música “Real in Rio”, parte da trilha-sonora da animação “Rio”, composta por Carlinhos Brown e Sergio Mendes, não conseguiu superar “Os Muppets – O Filme”. É mesmo difícil vencer uma canção de um longa-metragem da Walt Disney Pictures. Quem se iludiu?

Bem, agora veja a lista completa dos vencedores do Oscar 2012:

Confira a lista dos premiados:

Melhor Filme
O Artista

Melhor Atriz
Meryl Streep, por A Dama de Ferro

Melhor Ator
Jean Dujardin, por O Artista

Melhor Atriz Coadjuvante
Octavia Spencer, por Histórias Cruzadas

Ator Coadjuvante
Christopher Plummer, por Toda Forma de Amor

Melhor Diretor
Michel Hazanavicius, por O Artista

Melhor Edição
Millenium – Os Homens que não Amavam as Mulheres

Melhor Documentário
Undefeated

Melhor Documentário em Curta-Metragem
Saving Face

Melhor Animação
Rango

Melhor Trilha Sonora
O Artista

Melhor Canção Original
Man or Muppet, de Os Muppets (Bret McKenzie)

Melhor Roteiro Original
Meia-noite em Paris

Melhor Roteiro Adaptado
Os Descendentes

Melhor Som
A Invenção de Hugo Cabret

Melhor Edição de Som
A Invenção de Hugo Cabret

Melhores Efeitos Visuais
A Invenção de Hugo Cabret

Melhor Curta-Metragem de Animação
The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore

Melhor Curta-Metragem
The Shore

Melhor Filme Estrangeiro
A Separação

Melhor Maquiagem
A Dama de Ferro

Melhor Figurino
O Artista

Melhor Direção de Arte
A Invenção de Hugo Cabret

Melhor Fotografia
A Invenção de Hugo Cabret

 






Nação Design